sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Não só o Amor - Parte 2


CENA 5 – Enquanto a contra-regragem arruma o cenário do restaurante, ouve-se Laura e Pedro ao telefone, ambos em off;

PEDRO – Precisamos conversar...
LAURA – Você contou à Raquel? Eu acho que ela já desconfia, não é possível...!
PEDRO – Eu não falei nada, Laura.
LAURA – Ela está muito diferente, Pedro! Mal fala comigo, anda tão distante, diferente... Ontem nós tivemos uma discussão horrível, depois que ela voltou da... Da saída de vocês...
PEDRO – Quanto a isso, me desculpe, Laura, mas você estava posando, e...
LAURA – Tanto faz... Onde podemos nos encontrar?
PEDRO – Vamos naquele café, que costumávamos frequentar...
LAURA – Ok, 14h00, a Raquel vai estar trabalhando.
PEDRO – Ok.

Já ao final da ligação, eles já vão chegando. Primeiro Pedro, depois Laura.

PEDRO – Oi.
LAURA – Oi.
PEDRO – Como você ta?
LAURA – Como você acha que eu to? Preocupada; preocupadíssima! A gente precisa contar a Raquel...
PEDRO – Eu tentei, Laura, mas não consegui.
LAURA – O quê?!
PEDRO – Ontem, na verdade, eu a chamei lá, para contar a verdade.
LAURA – Você me prometeu, Pedro!
PEDRO – Laura...
LAURA – Caraca, eu não posso mais confiar em você, é isso?! Porra, como você faz isso comigo?!
PEDRO – Calma, ta?! Eu não contei nada!
LAURA – Mas tentou! Mas ia contar!
PEDRO – O importante é que eu não contei! (pausa, um pouco soturno) E talvez nem precisemos contar...
LAURA – Você ta maluco? A minha barriga ta crescendo, Pedro, temos que contar...
PEDRO – (tira um papel do bolso) Olha, aqui está o telefone de um cara, o nome dele é Mauro. Ele tem uma clinicazinha em casa, e consegue resolver isso aí. É só você ligar pra ele e marcar o dia, eu já acertei tudo.
LAURA – Você quer que eu aborte?!
PEDRO – Eu quero que você seja feliz. Que não acabe com a sua vida, e com a sua relação da Raquel por causa disso.
LAURA – Disso?! O seu filho é “isso”?! Eu achava que te conhecia, Pedro.
PEDRO – Não faz disso tudo um drama, Laura. Você quer tirar esse filho tanto quanto eu.
LAURA – E desde quando você se importa com o que eu quero?! Você só quer tirar esse peso dos seus ombros, do seu bolso! Você é um covarde...

Ela se levanta, ele a segura pelo braço.

LAURA – (entre dentes) Tira a sua mão imunda do meu braço, seu covarde assassino...! (ele a solta, e se encolhe um pouco na cadeira) Na hora de me comer, é fácil, mas e agora?! (se aproxima dele) Eu te desprezo, Pedro. Pode ficar tranqüilo que o meu filho não vai ter a vergonha de conhecer o pai! (Sai.)

PEDRO – A conta, por favor.

Blecaute.



CENA 6 – Raquel está na rua. Pode estar parada em algum lugar, encostada, talvez na frente do palco. Está com o celular na mão, esperando uma ligação. Um pouco ansiosa. Toca seu telefone.

RAQUEL – Alô. Oi! Isso, tava esperando você ligar. Aham, já to aqui em frente. Vai demorar um pouquinho? Tudo bem, eu espero. É muito importante pra mim. E aí, você fez o exame? Ahm... Que merda, hein...! Olha, às vezes, esses de farmácia podem dar errado. Ah, cinco... É, uma merda... Mas você vai tirar? Que bom, corajosa, você! Eu acho que você fez o certo, eu sou super contra o aborto... E além do mais, é muito perigoso...! Mas então, to aqui embaixo, quando você tiver chegando me avisa... Ah, então, já ta pertinho. Olha, vou te esperar ali dentro porque ta meio frio, só vou passar na farmácia antes, e comprar mais um exame pra você. Só por desencargo de consciência... Ta bom, Tekinha, beijos!

Raquel desliga o telefone e sorri maliciosamente.



CENA 7 – Laura posando.

LAURA – Desculpa por aquele dia, Henrique. E obrigada pela ajuda. Você é um grande amigo... Hoje eu conversei com o Pedro. Quer dizer, eu tentei conversar... Ele quer que eu aborte. Mas eu não tenho coragem, Henrique...! Sabe, é uma vida, dentro de mim. Eu sei que está bem no início, mas ainda assim é uma vida, e uma vida criada por mim! É responsabilidade minha... E, sabe, eu acho que to gostando da ideia de ser mãe... Sei lá, nunca pensei nisso, sabe... Mas acho que o mais importante agora, não é o que eu penso, e sim o que sinto. E sinto que essa criança vai me fazer feliz, Henrique. Acho que agora, eu, ela e a Raquel, podemos constituir uma família, sabe? Na verdade, eu ainda não falei com a Raquel, não sei como ela vai reagir, principalmente pelo fato de o Pedro ser o pai. Ai, Henrique... Às vezes, eu fico feliz, por ser mãe, mas penso na montanha-russa que vai virar a minha vida, com isso. É que não há solução, sabe? Aborto, nem pensar. Eu amo essa criança... E não é só o amor... Eu tenho princípios também...

Toca o telefone. Raquel no canto do palco. Ela segura algo em suas mãos, numa sacola.

LAURA – Eu... Posso? Ok. (pega e atende ao telefone) Oi, amor.
RAQUEL – Oi.
LAURA – Tudo bem?
RAQUEL – Tudo, olha, ainda ta posando?
LAURA – To sim, mas já ta acabando.
RAQUEL – Ai... Olha, passei aqui na casa da Teka, precisava pegar uns... Umas coisas, e agora, tenho que dar uma passada lá no Pedro.
LAURA – De novo, no Pedro?!
RAQUEL – Qual o problema? Ele é meu amigo!
LAURA – Calma, Raquel! É que agora, parece que você só quer ficar com o Pedro, sair com ele, e...
RAQUEL – Olha, eu preciso ir...
LAURA – Vamos sair hoje, Raq... Vamos num barzinho, uma música ao vivo...
RAQUEL – Sei lá... Tenho que ir.
LAURA – Eu te amo.
RAQUEL – Ta, tchau. (sai de cena).
LAURA – Tchau. (olhos marejados) Ela vai pra casa do Pedro. De novo, do Pedro! Meu Deus, Henrique...! Ela mal fala comigo, parecia uma estranha, no telefone... Eu não sei mais o que eu faço...! Eu vou ficar maluca, ela não gosta mais de mim, Henrique não é possível! (senta no sofá, começa a chorar) Desculpa, desculpa por acabar com a sua tela, mais uma vez, mas assim não dá! Eu vou surtar, Henrique! Ela não me ama mais... E... E ainda mais, me trocar pelo Pedro! Sabe... Ela já foi dele, uma vez. Quando eu a conheci, ela namorava o Pedro...! Será que eu fui só uma aventura? Será que eu fui só uma diversão, no caminho dela? Será que ela o ama?! Tem coisas que a gente não pode controlar... E que nos faz sofrer... O amor.

Blecaute.

Um comentário:

  1. Tô adorandooooooo ... já tô até com raiva da personagem rs !!! Qro ver no q vai dar !! ...

    ResponderExcluir